Cristina e a morte

Sylvia Colombo

Cristina está de luto desde outubro de 2010. Desde então não tirou o preto, nem deixou de lembrar, sempre que fala da morte, de seu marido Néstor Kirchner (1950-2010), que partiu nessa ocasião, devido a um infarto. Caso crônico de impossibilidade de superar o luto, Cristina se aferrou a essa perda também por conveniência política. Ela lhe serve porque a permite usá-la para defender-se toda vez que alguém lhe pede Justiça por alguma morte brutal. “Eu sei o que é perder alguém”, retribui a presidente, sempre que alguém a tenta comover com uma história triste que necessita da ação do governo e da Justiça para ser reparada. Além disso, transformar-se numa viúva eterna e dedicada, pelo menos até aqui, tem valido sua popularidade e uma eleição com 54% dos votos dos argentinos.

Porém, dois episódios ocorridos na última semana demonstraram que Cristina talvez não saiba o que é realmente uma perda. Mais, é incapaz de reconhecer o papel do Estado diante de uma tragédia que tem razões políticas e que pela qual o governo deve se responsabilizar, em maior ou menor grau. Em relação a essas duas passagens, Cristina tem dado as respostas mais equivocadas e desastradas possíveis.

O primeiro deles foi o atentado contra a associação judaica AMIA, que ocorreu em 18 de julho de 1994. Outro, o fatal acidente de trem do Once, em que 52 pessoas perderam a vida. O ataque à AMIA ocorreu durante a gestão de Carlos Menem (1989-1999), acusado de encobrir evidências e responsabilidades. Em quase 20 anos, as investigações avançaram pouquíssimo. Foi reconhecido que há uma ligação entre os responsáveis e o Irã. Ninguém, porém, foi ainda condenado.

No último mês, o governo celebrou a assinatura de um acordo com o Irã que viabilizaria interrogatório e acesso às fontes de investigação. O tratado, porém, tem sido amplamente rejeitado pelas organizações de familiares das 85 vítimas e pela oposição. O argumento é que o mesmo favorece o Irã, dá imunidade a vários suspeitos, beneficia aos iranianos nos interrogatórios e cria uma Comissão da Verdade em que o Irã poderia barrar muitos pedidos da Argentina. Para essas entidades, o acordo é garantia de que o crime nunca mais será resolvido e de que a verdade nunca surgirá. O tratado foi aprovado pelo Senado na última quinta e agora passará à Câmara dos Deputados, se passar aí, na próxima quarta-feira, será transformado em lei.

A razão pela qual Cristina o defende e garantirá seu cumprimento é puramente política. A presidente crê numa nova ordem mundial em que países como Argentina e Irã estarão na linha de frente. Além disso, é uma oportunidade mais para expressar seu anti-imperialismo. A aliança com o Irã, em sua opinião, pode render-lhe dividendos geopolíticos. O respeito à dor dos familiares mortos, nesse caso, não a comove nem um pouco.

Já o outro episódio está relacionado à sua gestão diretamente. Na última sexta-feira, completou um ano a tragédia do Once. Terrível acidente de trem numa das estações mais movimentadas de Buenos Aires, deixou 52 mortos e mais de 300 feridos. Foi provocado, aparentemente, pela falha dos freios de um trem, que chocou com a plataforma da estação.

Na época, Cristina teve uma reação medrosa e silenciosa. Em vez de estar presente e dizer algo, refugiou-se na Patagônia, deixou queimarem-se funcionários do governo, como o secretário de Transportes Juan Pablo Schiavi, depois saiu culpando o empresário que ganhou a concessão da linha, como se o Estado não tivesse de monitorar o manejo da mesma.

O aniversário da tragédia parou Buenos Aires. Pela manhã, num ato cheio de críticas à Cristina, familiares recordaram seus mortos na estação do Once. Foi lido um documento que tratava o ocorrido como um “crime social”, causado pela corrupção no sistema de concessões e pela ausência do Estado.

No dia anterior, Cristina mencionara o episódio em um discurso, mas suas frases impactaram de forma muito negativa. Novamente, ela disse saber o que sentiam as famílias porque também havia perdido “alguém querido”. Depois, acrescentou que as mesmas deveriam de certa forma consolar-se, porque “a vida é feita de alegrias e tristezas”. As palavras de Cristina foram interpretadas pelos familiares e manifestantes, que lotaram a Praça de Maio na sexta à noite, como hipócritas e covardes.

O governo kirchnerista permitiu avanços inegáveis no que diz respeito ao julgamento de militares envolvidos nos crimes da ditadura militar nos anos 70. Porém, o uso político que se faz desse resultado é escandaloso e exagerado. Soa ainda mais descabido quando os direitos humanos de mortos e familiares de episódios mais recentes, como os da tragédia do Once (52 pessoas) e da AMIA (85), são desrespeitados publicamente.

Não seria a hora de uma presidente responsável superar seu próprio luto e passar a olhar com mais seriedade para as mortes pelas quais o Estado argentino ainda deve dar respostas?

 

Comentários

  1. Wendy and also Ralph, we have been certainly not dealing with Atmosphere being an INTERNET, we are basically discussing Sky’s computer software they will offer for you to consumers that have a high speed broadband relationship called Stones By simply Broadband’ which is mistreating all of our bandwidth. There is nothing wrong with Stones as being an INTERNET as long as i am mindful.
    louis vuitton bag limited edition http://intravnews.com/louis-vuitton-outlet/louis-vuitton-bag-limited-edition.html

  2. Fit a time constrained in new music. Such as a patent is essentially a small monopoly when the actual obvious holder is given the actual distinctive to certainly help to make, make use of, and sell the copyrighted innovation for a minimal time period. Once the period involving safeguard has finished, the particular complex creativity gets into the general public area. Tunes is not a various then anyone inventing a thing…

  3. Wow! This could be one particular of the most beneficial blogs We have ever arrive across on this subject. Actually Fantastic. I’m also a specialist in this topic so I can understand your hard work.

  4. Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I?l make sure to bookmark it and return to read more of your useful info. Thanks for the post. I will certainly return.

  5. Ssangyong- the organization that is wanting to create a whole lot ofnew modelsin the next few years to have a greater cut with the business, worked with ShanghaiAutomotive Industries Party as well as showcased their particular hottest stream-lined VEHICLE, after that C200, in the ParisMotor Indicate a few days ago. The look seemed to be produced by Giugiaro simply because his ItalDesign doing you hair property is within charge with the seems on the brand new models to be designed.
    jimmy choo ugg boots http://www.eaa975.org/uggs-boot-sale/jimmy-choo-ugg-boots.html

  6. Great ? I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all the tabs and related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, website theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..
    negozi ugg milano http://www.terredellevantefiorentino.it/ita/ugg/index.asp?id=46

Comments are closed.