Um poeta da dissolução
Quem estiver em Buenos Aires no próximo fim de semana não deve perder os últimos dias da exposição do fotógrafo colombiano Oscar Muñoz, no Museo de Arte Latinoamericana (Malba). Trata-se uma retrospectiva dos melhores trabalhos do artista desde o princípio de sua atuação, nos anos 90.
Muñoz, 61, começou a trabalhar nos anos 70 e integrou um importante movimento artístico de sua cidade-natal, Cali. Um dos epicentros do narcotráfico colombiano e, em seu tempo, uma das cidades mais violentas da América do Sul, Cali também é uma cidade fervilhante do ponto de vista cultural, com intensas trocas entre diversas vertentes artísticas e centro nevrálgico de comunicação entre distintas áreas da Colômbia. Entre seus nomes de destaque, estão ainda o escritor Andrés Caicedo e os cineastas Luis Ospina e Carlos Mayolo.
A mostra que se pode ver no Malba chama-se “Protografias” e reúne os trabalhos de Muñoz que se relacionam com o momento anterior à solidificação de uma imagem numa plataforma. O instante antes da constituição de uma fotografia. E Muñoz busca essa passagem efêmera e cheia de significados de diversas formas.
A mais rústica delas são os desenhos a carvão realizados a partir de fotos tiradas por ele mesmo. São imagens escuras em que o rosto humano é apenas sugerido e em que tudo ainda carece de uma forma final. “Tiznados” (1990-1991) é uma reconstrução em gesso e carvão de imagens de cadáveres publicadas em jornais.
Na entrada da mostra, está um de seus trabalhos mais famosos, “Ambulatório” (1994-1995), uma grande aerofotografia da cidade de Cali que se estende no chão, debaixo de um vidro. Enquanto caminha, o visitante pode ver os fragmentos da imagem serem remontados e quebrados novamente. Aqui, o artista evoca a violência do narcotráfico que tanto impactou sua cidade.
Logo vêm as obras que trazem rostos humanos anônimos em função de uma mensagem. Em “Através del Cristal” (2009), Muñoz reuniu fotos de arquivos pessoais de famílias colombianas e as registrou em vídeo. O trabalho mais interessante, porém, é o “Archivo Porcontacto” (2004-2008), em que o artista reuniu imagens guardadas por fotógrafos ambulantes. Antes abundantes nos parques de Cali, esses artistas de rua tiravam fotos e depois tentavam vender aos retratados, as que sobravam iam para seus arquivos pessoais. Muñoz comprou uma imensa quantidade deles e realizou uma intervenção, com água, pela primeira vez na Puente Ortiz, em Cali.
A dissolução das imagens ou o estado em que estão prestes a se consolidar é sua obsessão. Suas séries mais conhecidas são “Cortinas de Baño” (1985-1989), em que ele transporta fotos de corpos a cortinas molhadas, e “Narcisos” (1990), em que a imagem de seu próprio rostro desintegra-se na água.
No vídeo abaixo, Oscar Muñoz explica um pouco de sua arte, tão poética como política. Em suas obras, um pouco da história da Colômbia nas últimas décadas e uma reflexão sobre a efemeridade dos suportes tradicionais da arte, assim como o papel da fotografia como registro de uma época.
gsdetulsb
belstaff gangster damen http://www.biblewaytoday.com/9-belstaff-herren-jacken856568963
I together with my guys have been viewing the great tips found on your web blog then instantly came up with an awful feeling I had not thanked you for those secrets. All of the boys appeared to be for that reason thrilled to see them and already have pretty much been loving those things. I appreciate you for genuinely really considerate and for opting for these kinds of smart guides most people are really desperate to understand about. Our honest regret for not expressing appreciation to you earlier.
Greetings! This is my first visit to your blog! We are a collection of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche. Your blog provided us beneficial information. You have done a wonderful job!
I like what you guys are up too. Such smart work and reporting! Keep up the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my website 🙂
I like this post, enjoyed this one thanks for putting up. “When you make a world tolerable for yourself, you make a world tolerable for others.” by Anais Nin.
?? ??? http://goo.gl/V9z5NN
What’s up, after reading this awesome article i am too glad to share my familiarity here with mates.
ugg ohrw?rmer http://www.pcstaudt.de/rcc/pics/ugg.asp?p=ugg-ohrw?rmer.html
This site was… how do you say it? Relevant!! Finally I have found something which helped me. Cheers!
Very efficiently written article. It will be useful to anyone who usess it, as well as myself. Keep doing what you are doing – for sure i will check out more posts.
vendita borse louis vuitton http://www.agriturismoporcellina.it/immagini/app5/louis-vuitton.asp?p=vendita-borse-louis-vuitton.html
I wanted to thank you for this excellent read!! I definitely enjoyed every bit of it. I have you saved as a favorite to check out new things you post…