A agonia de um aeroporto

Sylvia Colombo

Não é de hoje que os grandes aeroportos se tornaram um tormento da vida moderna. Se estamos numa capital latino-americana altamente povoada, com movimento de 220 voos por dia e mais de 10 milhões de passageiros por ano, o caos, então, está instalado. Some-se a isso a dificuldade que os pilotos têm em aterrissar na pequena faixa encravada nos Andes, e temos uma ideia do que é chegar a Quito.

Na última madrugada, desci aqui de um voo vindo de Buenos Aires por volta da meia-noite. Pela primeira vez na minha vida, já um tanto rodada de aeroportos, peguei uma fila de imigração que saía pela porta e deixava os passageiros congelados na pista, a temperatura era de 10 graus, esperando sua vez. Demorei quase uma hora para conseguir entrar no saguão da imigração e carimbar meu passaporte. A sensação de estar muito perto do perigo, porém, te persegue no dia seguinte. Do hotel em que estou, no centro da cidade, vejo toda hora os aviões descendo, com uma proximidade assustadora.

A aparente boa notícia é que o aeroporto Mariscal Sucre vive seus últimos dias, será aposentado na semana que vem e substituído por um novo, a cerca de 20km do centro, em Talabela. Nos últimos 30 anos, acumulou algumas passagens de puro terror. Foram quatro acidentes causados por choques de aviões contra edifícios da capital, como em São Paulo, perigosamente próximos à pista de aterrissagem.

Na semana passada, o jornal inglês “The Guardian” publicou um vídeo com a visão dos pilotos que descem em Mariscal Sucre. É bastante impressionante e os ouvidos na reportagem dizem que o mau clima mostrado nas imagens é uma constante (www.guardian.co.uk/world/video/2013/feb/07/ecuador-mariscal-sucre-airport-video). Que o governo local esteja finalmente construindo um novo e moderno, talvez mais seguro, aeroporto, é uma boa notícia, e um exemplo a ser seguido por algumas urbes do continente.

Comentários

  1. The lovely Tiffanie Ward will have to go home, but at least she has a Valentine waiting for her. She’s engaged to Olympic heavyweight hopeful David Imoesiri, whom she met at a USA Boxing tournament. Maybe they’ll end up like Fran and Ricky Webb, a darling husband and wife referee/judge couple here together officiating.

  2. I happen to be commenting to let you be aware of what a awesome encounter my wife’s princess had reading your web page. She mastered some pieces, not to mention how it is like to possess a wonderful coaching style to let many others without difficulty understand certain complicated topics. You undoubtedly exceeded readers’ expected results. I appreciate you for displaying the interesting, dependable, explanatory and also easy thoughts on your topic to Ethel.
    billiga uggs rea http://www.helenaostlund.com/Pictures/ugg/

Comments are closed.