A agonia de um aeroporto

Sylvia Colombo

Não é de hoje que os grandes aeroportos se tornaram um tormento da vida moderna. Se estamos numa capital latino-americana altamente povoada, com movimento de 220 voos por dia e mais de 10 milhões de passageiros por ano, o caos, então, está instalado. Some-se a isso a dificuldade que os pilotos têm em aterrissar na pequena faixa encravada nos Andes, e temos uma ideia do que é chegar a Quito.

Na última madrugada, desci aqui de um voo vindo de Buenos Aires por volta da meia-noite. Pela primeira vez na minha vida, já um tanto rodada de aeroportos, peguei uma fila de imigração que saía pela porta e deixava os passageiros congelados na pista, a temperatura era de 10 graus, esperando sua vez. Demorei quase uma hora para conseguir entrar no saguão da imigração e carimbar meu passaporte. A sensação de estar muito perto do perigo, porém, te persegue no dia seguinte. Do hotel em que estou, no centro da cidade, vejo toda hora os aviões descendo, com uma proximidade assustadora.

A aparente boa notícia é que o aeroporto Mariscal Sucre vive seus últimos dias, será aposentado na semana que vem e substituído por um novo, a cerca de 20km do centro, em Talabela. Nos últimos 30 anos, acumulou algumas passagens de puro terror. Foram quatro acidentes causados por choques de aviões contra edifícios da capital, como em São Paulo, perigosamente próximos à pista de aterrissagem.

Na semana passada, o jornal inglês “The Guardian” publicou um vídeo com a visão dos pilotos que descem em Mariscal Sucre. É bastante impressionante e os ouvidos na reportagem dizem que o mau clima mostrado nas imagens é uma constante (www.guardian.co.uk/world/video/2013/feb/07/ecuador-mariscal-sucre-airport-video). Que o governo local esteja finalmente construindo um novo e moderno, talvez mais seguro, aeroporto, é uma boa notícia, e um exemplo a ser seguido por algumas urbes do continente.

Comentários

  1. Great beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how could i subscribe for a blog website? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea

  2. I do agree with all the ideas you’ve presented in your post. They are very convincing and will certainly work. Still, the posts are too short for beginners. Could you please extend them a little from next time? Thanks for the post.

  3. A lot of what you assert is astonishingly precise and it makes me wonder why I had not looked at this in this light before. This particular piece truly did turn the light on for me as far as this subject matter goes. But at this time there is 1 issue I am not really too comfy with and while I make an effort to reconcile that with the main idea of the point, allow me see what all the rest of your visitors have to point out.Nicely done.

Comments are closed.