A agonia de um aeroporto

Sylvia Colombo

Não é de hoje que os grandes aeroportos se tornaram um tormento da vida moderna. Se estamos numa capital latino-americana altamente povoada, com movimento de 220 voos por dia e mais de 10 milhões de passageiros por ano, o caos, então, está instalado. Some-se a isso a dificuldade que os pilotos têm em aterrissar na pequena faixa encravada nos Andes, e temos uma ideia do que é chegar a Quito.

Na última madrugada, desci aqui de um voo vindo de Buenos Aires por volta da meia-noite. Pela primeira vez na minha vida, já um tanto rodada de aeroportos, peguei uma fila de imigração que saía pela porta e deixava os passageiros congelados na pista, a temperatura era de 10 graus, esperando sua vez. Demorei quase uma hora para conseguir entrar no saguão da imigração e carimbar meu passaporte. A sensação de estar muito perto do perigo, porém, te persegue no dia seguinte. Do hotel em que estou, no centro da cidade, vejo toda hora os aviões descendo, com uma proximidade assustadora.

A aparente boa notícia é que o aeroporto Mariscal Sucre vive seus últimos dias, será aposentado na semana que vem e substituído por um novo, a cerca de 20km do centro, em Talabela. Nos últimos 30 anos, acumulou algumas passagens de puro terror. Foram quatro acidentes causados por choques de aviões contra edifícios da capital, como em São Paulo, perigosamente próximos à pista de aterrissagem.

Na semana passada, o jornal inglês “The Guardian” publicou um vídeo com a visão dos pilotos que descem em Mariscal Sucre. É bastante impressionante e os ouvidos na reportagem dizem que o mau clima mostrado nas imagens é uma constante (www.guardian.co.uk/world/video/2013/feb/07/ecuador-mariscal-sucre-airport-video). Que o governo local esteja finalmente construindo um novo e moderno, talvez mais seguro, aeroporto, é uma boa notícia, e um exemplo a ser seguido por algumas urbes do continente.

Comentários

  1. Whats Taking place i’m new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely helpful and it has helped me out loads. I am hoping to give a contribution & help different users like its helped me. Great job.

  2. I hope you never stop! This is one of the best blogs Ive ever read. Youve got some mad skill here, man. I just hope that you dont lose your style because youre definitely one of the coolest bloggers out there. Please keep it up because the internet needs someone like you spreading the word.

  3. What you said made a lot of sense. But, think about this, what if you added a little content? I mean, I dont want to tell you how to run your blog, but what if you added something to maybe get peoples attention? Just like a video or a picture or two to get people excited about what youve got to say. In my opinion, it would make your blog come to life a little bit.

Comments are closed.