A ponte da discórdia

Sylvia Colombo

Passei uns dias na badalada costa uruguaia, que no verão vira ponto de encontro de celebridades, artistas e endinheirados em geral, principalmente argentinos, uruguaios e, cada vez com mais frequência, brasileiros. A história que mais me chamou a atenção foi a polêmica da ponte da Laguna Garzón, porque guarda muitas semelhanças com relação ao modo como progresso e sustentabilidade caminham na costa brasileira.

A Laguna Garzón é um cenário deslumbrante, ao lado da exclusiva praia de José Ignacio, que virou o lugar mais hype dos arredores de Punta del Este. Divide dois departamentos (Estados) uruguaios, Rocha e Maldonado. Hoje, o transporte de um lado para outro é feito por meio de precárias balsas de madeira, que por seu tamanho e frequência reduzidos, acabam fazendo com que seja trabalhoso cruzar e, com isso, deixam o lado de lá mais desértico, e mais belo.

Nos últimos anos, porém, empresários do meio imobiliário começaram a propor que se construísse uma ponte para facilitar o acesso. Entre os que comandam essa iniciativa está o criador do Malba (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires), o argentino Eduardo Costantini, mais conhecido entre os brasileiros por ser o comprador da tela “Abaporu”, de Tarsila do Amaral.

Desde então, vários projetos surgiram, alguns mais, outros menos agressivos ao ambiente. Acabou sendo escolhido o do arquiteto Rafael Viñoly, autor de alguns desenhos famosos no Uruguai, como o do aeroporto de Carrasco, em Montevidéu.

Grupos de moradores e comerciantes da área são contra. Dizem que a ponte causará uma ocupação imobiliária desenfreada na região, além de causar impacto na fauna local. Desde 2009, quando surgiu o projeto, vêm aparecendo nos meios para pedir ajuda contra o empreendimento. “Para mim a ponte é um erro porque, se alcança um dos objetivos de realçar esse lugar, o impacto visual é muito grande e escapa ao racional”, diz Guzmán Artagaveytia, um dos proprietários do La Huella, o mais importante restaurante de José Ignacio. As reclamações contra a ponte incluem desde habitantes da região a políticos de esquerda e direita, como o senador Pedro Bordaberry, que acusou o governo da Frente Ampla, do presidente José “Pepe” Mujica de estar fazendo demasiadas concessões à indústria do turismo.

O projeto prevê uma ponte circular apoiada em 16 pilares, que permitem a navegação por baixo dela e, segundo o arquiteto, a livre circulação da água e dos peixes. A iluminação será baixa, na tentativa de causar o menor impacto visual possível, e não será permitido o trânsito de veículos pesados.

Apesar das pesadas críticas, o projeto foi aprovado pelo órgão responsável pelo ambiente no Uruguai, a construção deve começar em julho e o custo, de cerca de US$ 5 milhões, deve ser financiado por Costantini.

O turismo hoje responde a 8% do PIB do pequeno Uruguai. Segundo Mujica, trata-se da “galinha dos ovos de ouro” do país. O problema é que, para incrementar essa indústria, o presidente, seu partido e as autoridades locais, ligadas a ele, não têm levado em consideração a opinião dos habitantes. Na tarde da última terça-feira, caminhando por José Ignacio em direção à Lagoa, conversei com um casal de italianos que vem todos os anos ao Uruguai para passar as férias. “Se o Uruguai quer parecer a Florida, é bom ter claro que mudará o público que o frequenta, sem agradar quem mora aqui. É bom pensar bem”.

 

 

Comentários

  1. You can search this particular protection, is rather very good along with fastYM Scanner None of these kinds of perform inside edition twelve. 0. 0. 1102-us. Not a single a single, they just work for the old variations. All you could men that happen to be sending junk email your personal websites, you think you can attempt to fix this specific?
    ugg lattice cardy boots sale http://www.bigdocpoker.com/uggs-outlet/ugg-lattice-cardy-boots-sale.html

  2. I bought photovault the other day and that i have to say We are VERY happy by using it. The ipod device touch’s photography collection was relatively poor in my opinion… THIS conversely is great. My spouse and i failed to quite require the capability to username and password items down (though it really is neat)- in my opinion I purchased this breadmaker it so I might actually plan our pics and not having to sit on schooling and create version using itunes (VERY inconvenient).
    babyliss pro volare v1 http://www.ssi2007.org/babyliss-pro-perfect-curl/babyliss-pro-volare-v1.html

  3. I like the valuable info you provide in your articles. I will bookmark your weblog and check again here regularly. I am quite certain I’ll learn many new stuff right here! Best of luck for the next!

  4. Those actions pisses me personally concerning last fm is the fact that My partner and i in no way priced an individual dime whenever they ended up constructing their information basic, I think all of us allowd lastfm for you to spy on our own hard drives thus it may expand that gigantic information bottom part and after that the item began to demand to the provider most of us aided to build.
    Louis Vuitton Bags http://www.riceparty.com

Comments are closed.