Darín sem travas na língua

Sylvia Colombo

O ator-símbolo do cinema argentino dos dias de hoje, protagonista de quatro em cada cinco grandes filmes nacionais na última década, virou notícia nos últimos dias não por seus dotes cinematográficos. Darín falou à revista “Brando” sobre política e sobre o jeito de ser dos argentinos. Foi crítico ao governo, mas elogiou algumas iniciativas, como a Lei de Mídia. O mais delicado, porém, foi o que disse sobre a Argentina de hoje, que vive um momento de enfrentamento, polarização da sociedade e de um suposto jeito de ser nacional em que predomina o impulso para tirar vantagem de tudo e ver a desgraça alheia.

As redes sociais deram ampla repercussão às declarações de Darín, para quem a Argentina é um “país-criança”, em que os cidadãos precisam ser levados pela mão por um grande líder. Sobre o governo, criticou o pensamento único. “Não nos permitem pensar fora do estabelecido. Te dizem o que pensar e em que direção. Se não está de acordo, você é um filho da puta.” E reforçou que a história da Argentina está dividida entre Boca e River. Os que não pensam como você são o inimigo. “E o inimigo não tem de ser vencido, mas sim eliminado, isso me assusta”.

Há muito para refletir a partir de suas palavras. O que mais impressiona, porém, é que sua linguagem e os termos que usa são tão agressivos como o daqueles que criticam por fomentar a divisão do país. Generalizações às vezes ajudam a compreender uma situação e a trazer elementos para o debate. Mas a entrevista de Darín não vai além disso, e fica a sensação de que também o ator está escolhendo também seu lado no Boca x River, além de soar de péssimo gosto a frase em que diz que este é um país-criança.

Não é de hoje que se tem sentido falta dos artistas e intelectuais no debate sobre o kirchnerismo. Em sua maioria beneficiados por leis e patrocínios volumosos, os atores e diretores de cinema, principalmente, têm ficado distante das discussões e preferindo evitar confronto. Agora, pelo menos Darín mostrou a cara. Uma pena que tenha se deixado levar por um rancor banal e maniqueísta.

 

 

Comentários

  1. A lot of thanks for all of the efforts on this blog. My niece really likes conducting internet research and it’s easy to see why. Almost all know all concerning the powerful means you offer priceless tips on the web blog and in addition recommend participation from others on this content then my princess is without a doubt learning a lot. Have fun with the remaining portion of the year. You are always doing a fantastic job.
    ugg europe http://www.barhbg.it/images/ugg/index.asp?id=32

  2. I precisely wished to thank you very much once again. I am not sure the things that I might have achieved in the absence of the points documented by you regarding such question. It actually was the alarming matter in my view, however , taking a look at your expert strategy you processed that forced me to leap over contentment. Now i am happier for the help and as well , pray you really know what a powerful job that you are putting in instructing some other people using a blog. Most probably you haven’t come across all of us.

Comments are closed.