A Argentina não é a Venezuela

Folha

Desde que começaram as mobilizações, principalmente da classe média, contra o governo Cristina Kirchner, o fantasma que assustava os anti-kirchneristas era o do exemplo venezuelano. A mídia opositora também embarcou na ideia de que, se o autoritarismo de Cristina e suas ações contra a imprensa se agravassem, o país estaria cada vez mais parecido ao parceiro caribenho.

A verdade é que o discurso kirchnerista dá muito espaço para que se pense isso. Controle ao dólar, perseguição à imprensa, expropriações, uso indiscriminado da cadeia nacional, são muitos os pontos em comum entre o kirchnerismo e o chavismo. Se levarmos em consideração que, na Argentina, há um aprofundamento do que os governistas chamam de “modelo”, realmente o vínculo com o país de Hugo Chávez se faz mais evidente.

 Porém, na última semana, a Justiça argentina deu provas de que ainda existe mais institucionalidade aqui do que em países como Equador e Venezuela, onde todos, Congresso, Justiça e outros estão completamente à mercê do poder presidencial.

Após passar a semana ouvindo ataques e pressões por parte de membros do governo, os juízes reagiram. Tinham sido chamados de “revoltosos”, pelo ministro da Justiça, Julio Alak, e até acusados de estarem planejando um “golpe de Estado”, segundo o deputado ultra-kirchnerista Carlos Kunkel.

Isso porque o governo pressionou muito para que se mantivesse para a última sexta-feira, o chamado 7D, o prazo final para que os meios que possuem licenças excedentes segundo a Lei de Mídia, aprovada em 2009, apresentassem um plano de venda de suas concessões.

A Lei já está em vigor, mas havia duas cláusulas a que o Clarín, maior conglomerado do país, se opunha e por conta das quais havia entrado na Justiça.

O governo já planejava o leilão das licenças excedentes do grupo, e também realizar uma grande festa por ter conseguido dar a estocada final em seu principal inimigo desde 2008.

Na quinta à noite, porém, a Justiça colocou água nos planos do governo e prorrogou a cautelar que beneficia o Clarín e outros meios que possuem licenças excedentes. Ficou adiada a aplicação dos polêmicos artigos até que seja julgada a chamada “questão de fundo”, ou seja, a inconstitucionalidade da lei, o que deve acontecer em janeiro.

A trama jurídica, pelo visto, vai durar um tempo. E é justamente isso, tempo, que o Clarín quer. A estratégia do grupo, ao que parece, é esperar que se acirre mais a queda de popularidade de Cristina e o desgaste desse governo. No ano que vem, com as eleições legislativas, este pode perder apoio e até ver ameaçada sua maioria no Congresso. Se for assim, será mais difícil mobilizar os poderes para debilitar o império midiático, e a situação toda pode ficar para o próximo governo.

O “não” dos juízes, porém, é um bom sinal. Não por travar a lei, que deve mais é ser discutida e aplicada, caso seja isso que os argentinos decidam, por meio de seus representantes. A negativa do judiciário mostra, porém, que não é correto que o Executivo exerça pressão sobre o Judiciário, e que este atenda os pedidos do governo passando por cima da Constituição. Um ministro da Justiça que faça ameaças a uma corte é algo inaceitável. E a resposta da Justiça deu bem a conta disso.

O mais importante foi confirmar a independência dos poderes. Isso, mais uma sociedade crítica e complexa, aberta a distintos tipos de discussão, fazem da Argentina um país mais difícil a ser dobrado por semi-ditadores, como infelizmente está acontecendo na Venezuela e no Equador.

Comentários

  1. The fresh broaster toast poultry from Good ole’ Starz is without a doubt scrumptious, together with what precisely could possibly be much simpler compared with labelling in advance towards choose the idea plus obtaining the idea performed back You never perhaps need through your automobile to try it all time for your office or house for the purpose of your meal. Needless to say, you could partake of it again right now there, way too. Any takeout variety will be 724626ROCK (7246267625).

    http://www.monroussillon.ca

  2. I read a lot homexvideo
    God I wish she were mine! I would love to watch her fuck these big dicks and I could hve her sloppy seconds. I wish my wife would fuck huge dicks and let me watch. Any big black dicks wanna come fuck my little white wife for me?

  3. Just about american footbal accidental accidents have attaining some affect. When you are you will find of them to seen buffs, For instance as if Reggie david, Mike Bradford, Doug Martin, As gone wrong finalized vacation, Of your current consternation quality increases. (AP Photo/Chuck Burton, Report)All related fit.

  4. Jones Howard is large category Baseball’s speediest and user-friendly increasing moon. In a mere five MLB changing gardening seasons Howard owns launched by his own within the professional the gamers inside statistics and after that renown. Howard’s great deal six, Phillies jacket rrs heard about on to devotees around the globe through the which included a queen, New jersey.Says: Leafs F brandon van Riemsdyk appears to be within the choice proper quickly passing up two instantly online video media containing back jerks.. All Blackhawks dressed in light colored warm-up tops because of jasmine text for”Handbags battles most cancers nighttime, Because motor coachs donned rose jewelry. Continuously cycling cycling tops in addition scarves to get signed for an online auction marketplace reaping helpful benefits the squad’s organisation organization town’s cancer tumor interest interactions.

Comments are closed.