Nestor, o filme

Sylvia Colombo

“Dia 22 de novembro, em todos os cinemas de seu país”. Não é força de expressão, a estreia do filme “Néstor Kirchner”, no final deste mês, será avassaladora. Nada menos do que 120 salas da Argentina. O número é arrasador, quando se compara com outros do cinema nacional. Só para se ter uma ideia, “Elefante Branco”, de Pablo Trapero, atualmente em cartaz no Brasil e que foi o filme argentino mais visto do ano, esteve em “apenas” 99 salas. Já “Infância Clandestina”, candidato da Argentina ao Oscar, não passou de 35.

Nos últimos dias, começaram a ser veiculados trailers da produção. O primeiro deles, convenientemente, foi ao ar pela TV Pública, durante uma transmissão do campeonato estatizado, o Futebol para Todos.

Neles, vemos Néstor discursando, heróico, sob uma trilha sonora laudatória assinada por Gustavo Santaolalla, autor das músicas dos filmes de Walter Salles, e ganhador do Oscar. As imagens mostram Néstor em vários momentos da vida, sempre saudado, às vezes brincando com a câmera. As dos anos 70 mostram o líder de cabelo solto, ar transgressor, coerente com a imagem de herói anti-ditadura que o governo tenta reforçar em seu relato do passado.

A direção do filme passou por percalços. Antes, estava a cargo do uruguaio radicado aqui Adrian Caetano (“Crónica de una Fuga”). Depois de alegar incompatibilidades com o diretor, a produção do filme o afastou. Assumiu, então, Paula de Luque, diretora da cinebiografia chapa-branca “Juan y Eva”.

A pré-estreia da produção será no próximo dia 17 de novembro, no Luna Park, principal casa de shows do país. A data não é coincidência, pois aí se comemora o dia da militância peronista.

Não há muito o que esperar do filme em termos cinematográficos. As imagens são a de uma biografia eufórica e engajada. O fato de estrear pouco antes da grande batalha do governo contra o grupo Clarín, o chamado 7D, não é coincidência. O governo espera, com o filme e esse avanço sobre o conglomerado, encerrar bem um ano cheio de revezes econômicos e políticos. Será este um filme com final feliz?

 

 

Comentários

  1. Pingback: cougar dating
  2. I was wondering if you ever considered changing the layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  3. Pingback: check over here
  4. Pingback: great post to read

Comments are closed.