Hebe, a rancorosa

Folha

Este texto saiu publicado no jornal “Tiempo Argentino”, apoiador do governo Cristina Kirchner, e foi assinado por Hebe de Bonafini, a líder das Mães da Praça de Maio. Reproduzo:

“Como não têm ideias próprias usaram, numa quinta-feira, o lenço das Mães. Nós repudiamos esta maneira e nos dão nojo os que marcharam. Aqueles que disseram de tudo à nossa presidente pediam liberdade, os que estavam felizes quando entraram em nossas casas para sequestrar e torturar até a morte nossos queridos filhos, dizem agora que têm medo de que os sequestrem. A classe que foi à Praça é herdeira do plano econômico de Cavallo e de Martínez de Hoz. Nos dão repugnância. Com eles não queremos nada: nem pactos nem diálogos. São a classe que nos humilha dizendo que somos ‘negros de merda’; os exploradores de sempre, os que não querem que os meninos pobres sejam felizes com os planos de Cristina: odeiam a igualdade. São os donos dos campos, dos bancos, das grandes empresas. São os candidatos de Magnetto e do ‘La Nación’. Em suas casas brota o ódio de classe. Por tudo isso, as Mães dizem que eles não devem sujar com suas mãos porcas o lenço, que é amor, abraços a nossos filhos que vocês assassinaram. Quinta-feira é nosso dia há 35 anos, quando pedimos Justiça, e que, graças à nossa querida presidente, podemos ver agora atrás das grades aqueles a quem vocês defendem. Se querem o governo, que vão às eleições para ver quem os vota. Sempre chegam ao poder por meio de ditaduras cívico-militares. Cristina foi votada por 54% da população. Agora não existe mais o Exército de Videla. Agora temos homens e mulheres das Forças Armadas, que só respondem à sua chefe, Cristina Fernández.”

As Mães da Praça de Maio são uma muito respeitável organização de direitos humanos. Nos anos de chumbo da ditadura argentina (1976-1983), saíram às ruas para reclamar seus filhos, vítimas da repressão. Foram ameaçadas, perseguidas, algumas também sequestradas e mortas, mas ajudaram a localizar o paradeiro de muitos deles, além de dar à causa uma necessária repercussão internacional.

Hebe de Bonafini, que sentiu na pele a imensa dor de perder dois filhos e uma nora durante a repressão, lidera a organização desde então. Apesar de sua ocupação nobre e dolorida, porém, não é de hoje que causa revolta por seus comentários violentos.

Entre outras coisas, ela já deu declarações favoráveis à Al Qaeda, dizendo que os EUA mereciam o 11 de Setembro, e também atacou judeus e imigrantes. Quando foi questionada por dar trabalho ao parricida Sergio Schoklender, acusado de desviar dinheiro das Mães, ela respondeu que adoraria que os filhos do ditador Jorge Videla tivessem matado o pai.

Pois na última semana, Bonafini deu mais um exemplo de sua intolerância ao escrever esse texto raivoso, atacando as pessoas que têm promovido panelaços contra o governo de Cristina Kirchner. As manifestações, que se acirraram nos últimos meses, têm como alvo a corrupção, a política econômica que tem levado o país à recessão e a insegurança. São protestos da classe média, em muito motivados pelas restrições à compra de dólares.

Bonafini, porém, vê tudo com o olhar de quem ainda está numa guerra. A insatisfação dos mais de 40% de eleitores que não votaram em Cristina é vista como um apoio à ditadura, como uma defesa ao terrorismo de Estado. Puro delírio.

Seu discurso, extremista, ajuda a insuflar os ânimos dos apoiadores de Cristina. Colabora para aumentar o abismo que há entre uma facção e outra da sociedade. É irresponsável e pode estimular atos violentos. Já era tempo de Bonafini ser melhor aconselhada ou alertada para o poder devastador e negativo que têm suas palavras.

Comentários

  1. Pingback: Terracotta Brick
  2. Pingback: iyi mi böyle
  3. What i don’t realize is in truth how you’re not really much more neatly-liked than you may be now. You are so intelligent. You realize therefore significantly relating to this matter, made me in my view believe it from so many various angles. Its like men and women aren’t interested until it’s one thing to do with Lady gaga! Your personal stuffs nice. At all times care for it up!

  4. Pingback: iyi mi böyle
  5. Having read this I believed it was really enlightening. I appreciate you finding the time and energy to put this informative article together. I once again find myself personally spending a lot of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worthwhile!

  6. Pingback: cialis
  7. Pingback: iyi mi böyle
  8. I?ve been exploring for a bit for any high quality articles or weblog posts on this sort of space . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site. Studying this info So i am satisfied to express that I have an incredibly good uncanny feeling I found out exactly what I needed. I most for sure will make certain to do not disregard this site and provides it a look regularly.

  9. Pingback: iyi mi böyle

Comments are closed.