Zoológico sem animais
“Agora se lembraram dos animais, que estão aí há tanto tempo?”, perguntava-se o taxista, inconformado, enquanto o carro atravessava a multidão de pessoas que realizaram um “abraço” ao zoológico de Buenos Aires, no último domingo, carregando faixas e cartazes.
Um dos espaços públicos mais célebres da capital argentina está no centro de uma polêmica que tem contornos ecológicos e políticos. Fundado em 1875 dentro do complexo de parques Tres de Febrero, em Palermo, o zoo porteño reúne 2 mil animais de 73 espécies, uma imensa área verde e prédios vitorianos.
O parque pertence à cidade, mas está sob concessão desde 1991. Às vésperas de um leilão marcado para definir o destino do complexo, um grupo de ativistas de direitos dos animais tem se mobilizado para pedir que os bichos sejam devolvidos à natureza.
No lugar de um zoológico tradicional, pedem que se faça um “parque ecológico” sem a presença dos animais, e que se destine mais a funções educativas e de pesquisas. Nos últimos dias, as manchetes dos jornais, que diziam: “Propõem que zoológico não tenha animais”, não deixava de causar certa graça, por mais nobre que seja a causa.
O fundo do debate, porém, é político. Os ativistas estão também opondo-se à administração da cidade, que é comandada por Mauricio Macri (PRO), um dos mais fortes opositores de Cristina Kirchner. Por conta disso, os meios governistas abraçaram a causa dos grupos mobilizados e também pedem um zoo sem bichos.
Seja qual for a motivação dos envolvidos, o fato é que a instituição vem deixando a desejar. Segundo relatórios recentes, de 1990 a 2008 o zoológico perdeu 31 espécies de mamíferos e 72 de pássaros, representando 23% e 55%, respectivamente, das coleções. O parque, que lota aos finais de semana, é demasiado voltado à diversão, com longas filas e crianças ávidas por alimentar os animais sem muita regulação. Pesquisa não parece ser sua prioridade.
Entre um panelaço pelas restrições ao dólar e uma marcha contra a violência, os porteños agora também protestam pelo destino de seus animais. É a animada democracia argentina.
Really enjoyed this blog post. Great.
Major thankies for the post.Really looking forward to read more. Great.
I cannot thank you enough for the article.Thanks Again. Fantastic.
Ahaa, its fastidious dialogue regarding this article at this place at this weblog, I
have read all that, so at this time me also commenting at this
place.
Thanks for writing this. I really feel as though I know so much more about this than I did before. Your blog really brought some things to light that I never would have thought about before reading it. You should continue this, Im sure most people would agree youve got a gift.
Excellent post! We will be linking to this particularly
great post on our site. Keep up the good writing.
Thank you for your blog.Much thanks again. Cool.
Thanks so much for the article.Much thanks again. Awesome.
wow, awesome blog.Really looking forward to read more. Fantastic.
Hey, thanks for the article post.Thanks Again. Really Great.
I truly appreciate this blog article.Really looking forward to read more. Much obliged.
Major thankies for the blog article.Really looking forward to read more. Awesome.
My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP.
I have always disliked the idea because of the costs. But he’s tryiong none the less.
I’ve been using WordPress on several websites for about
a year and am concerned about switching to another platform.
I have heard good things about blogengine.net. Is there a way I
can transfer all my wordpress posts into it? Any kind of help would be really appreciated!