A voz dos jovens

Sylvia Colombo

Os jovens são o centro das atenções na reta final da eleição mexicana, que ocorre no domingo. Não apenas pela originalidade e o colorido de seu movimento, mas porque a matemática eleitoral pode mudar por causa deles. Num país de 80 milhões de eleitores, mas cujo voto não é obrigatório, a assistência às últimas votações têm sido de, no máximo, 50%. Analistas confiam que, se mais jovens decidirem sair a votar, o candidato do PRI, Enrique Peña Nieto, pode não ter a vitória tão fácil.

O movimento “Yo Soy 132” nasceu em uma manifestação contra o priísta, que consideram um produto da Televisa, a maior emissora de TV do país. Aos poucos, o grupo foi elaborando mais sua proposta. Diferentemente dos “indignados” espanhóis, que pedem emprego diante do alto nível de desocupação da Espanha, os chamados “enojados” (bravos) mexicanos têm reivindicações muito mais sofisticadas. Pedem a democratização dos meios de comunicação, o respeito à diversidade sexual, o fim da guerra ao narcotráfico e das mortes de jornalistas, o respeito aos direitos dos indígenas e o acesso à cultura.

Estudantes de universidades grandes e importantes, filhos de uma classe média e média alta bem educada, têm repertório e formação. Evocam o passado de lutas, repressões, massacres e levantes do México, como no tocante vídeo abaixo. O villismo, o zapatismo, o vasconcelismo, o massacre de Tlatelolco, os presos políticos, as fraudes eleitorais, as crises econômicas desembocam em seus anseios nos dias de hoje, na indignação pela desigualdade e pelos 50 mil mortos da guerra contra o narcotráfico.

Ainda que com poder limitado de mudar a eleição, os jovens do “Yo Soy 132” hoje sonham com mudar o mundo, levam uma mensagem à sociedade e impõem uma agenda aos candidatos. Quem quiser governar de aqui em diante terá de levar sua voz em consideração.

 

Comentários

  1. Pingback: ship ?? ?n ?êm
  2. Pingback: baler
  3. Pingback: bad credit loan
  4. Pingback: slot machines
  5. Thanks for your strategies. One thing we’ve noticed is that often banks and financial institutions have in mind the spending practices of consumers plus understand that most people max out and about their credit cards around the holidays. They properly take advantage of this kind of fact and commence flooding the inbox and snail-mail box having hundreds of no-interest APR card offers just after the holiday season finishes. Knowing that in case you are like 98% of all American open public, you’ll soar at the opportunity to consolidate credit debt and shift balances for 0 interest rate credit cards.

  6. Pingback: kinh te hom nay
  7. Pingback: relatie
  8. First of all: Its not Marc Jacobs, so everyone can quit bugging him about it. Additionally: I was correct to take a position that Coach might tap an old Mulberry creative director as heir to Reed Krakoffs throne when he departs before i write again, but we didnt speculate around the suitable. Instead of recently deposed Emma Hill, Loewes Stuart Vevers, who left Mulberry in 2008, will fill Coachs top design spot, according to Womens Wear Daily.

  9. The precision personified event was hosted by ModArt Delhi and it was sponsored by OCM India Limited, Tryst Music Caf, Regular Snacks, Luca Wines, Artic Vodka, Atelier Magazine, Style Rug and SOL Beer.

  10. Pingback: XZkzNkxLQQ
  11. Pingback: natural fat burner
  12. Excellent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just too wonderful. I actually like what you’ve acquired here, certainly like what you’re saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it wise. I cant wait to read far more from you. This is actually a tremendous site.
    qFoleCrichtonq

  13. Pingback: oZNHftbhzlFNLoJyAv

Comments are closed.