Escrito nas estrelas

Sylvia Colombo

Um grande filme será exibido em São Paulo a partir desta semana, dentro da mostra “Memória e Transformação”, na Cinemateca Brasileira. Trata-se de “Nostalgia da Luz” (2010), de Patricio Guzmán, destaque da programação composta de documentários políticos latino-americanos. O diretor chileno estará presente para um curso durante o evento.

Sempre preocupado com a questão da memória, eixo de seus principais filmes, como “A Batalha do Chile” (1973), “O Caso Pinochet” (2002) e “Allende” (2004), Guzmán volta ao tema nessa obra que foi selecionada para Cannes. Desta vez, porém, a ditadura chilena (1973-1990) é investigada a partir de outra abordagem. O diretor faz um paralelo entre a busca dos astrônomos em suas pesquisas sobre a origem do universo e a de historiadores, arqueólogos e familiares de desaparecidos que seguem em busca dos restos daqueles que foram mortos pela repressão.

O deserto cumpre um papel importantíssimo. Nos observatórios localizados no Atacama, Guzmán conversa com cientistas. Eles explicam que seu tema é também o passado, uma vez que a luz viaja e o que se vê é sempre um retrato de algo que já foi, seja observando galáxias distantes ou num simples encontro entre duas pessoas.

Também entre as montanhas de areia, visita lugares em que povos pré-colombianos deixaram suas marcas e ruínas de campos de concentração de prisioneiros do regime militar. Encontra as “mulheres do deserto”, que até hoje buscam entre as areias os restos de irmãos, maridos, amigos.

A repressão enterrava seus opositores ali, e há evidências de corpos que foram desenterrados e enterrados novamente, ou transportados para, talvez, serem atirados no mar.

São tocantes os relatos de um ex-preso político, que conta como memorizou uma dessas prisões do deserto através do número de passos que conseguia dar entre as celas e o pátio, e depois a desenhou, já no exílio, para denunciar os militares.

Ou o da mulher que conta como foi encontrando, aos poucos, no deserto, os restos de seu irmão. Primeiro o pé, depois partes do nariz e da testa, onde havia a evidência de um tiro de misericórdia.

“A memória tem força de gravidade, sempre nos atrai”, diz Guzmán, ao final do filme, quando leva essas mulheres a um observatório, para que olhem as estrelas e tentem estabelecer um vínculo entre esses dois passados.

A mostra da Cinemateca (www.cinemateca.gov.br) vai até 8 de julho e reunirá também outros filmes de Guzmán, além de produções de Colômbia, Peru, Argentina, México, Cuba e Paraguai.

 

Comentários

  1. Pingback: izmir escort
  2. Pingback: seo uzmani
  3. Pingback: 720p film izle
  4. Pingback: krill oil reviews
  5. Wonderful goods on your part, man. Concerning consider your stuff before and you simply extremely magnificent. I personally like what you need here, take delight in actually stating as well as method during which you voice it out. All the it entertaining and you still attend to to stop it wise. I can’t wait you simply so much more within. Which is is a wonderful site.

  6. Pingback: seo uzmani
  7. Pingback: izmir escort
  8. Pingback: seo uzmani
  9. Pingback: Borislav
  10. Pingback: Alevtina
  11. Pingback: gold buyers
  12. Pingback: home page
  13. Tastes you might say is supprisingly legitimate so it makes me wonder why I hadn’t studied this in the light previously.Your article truly did turn lights on for my part as long as this topic goes.Nonetheless there is actually only a point Objective, i’m not necessarily too comfy with so whilst I strive to reconcile by utilizing all the core notion of the idea,permit me see the amount the other countries in the visitors have to say.Congratulations.

  14. Pingback: important source
  15. Wonderful, I love wow gold and always have but this a single primarily it is exciting and crazzzyy cute(: It is usually extremely awesome as well as a excellent wow gold!

  16. Pingback: ouija'
  17. Pingback: agarwood chips
  18. Pingback: księgowanie firm

Comments are closed.