O “histeriqueo”, ou a guerra dos sexos na Argentina

Sylvia Colombo

“Pare, meu amor, tenho que te dizer algo. Vou fazer ‘las lolas’ (cirurgia para aumentar o peito).”

O homem disfarça, por dentro está explodindo de emoção, mas faz cara de quem lamenta e responde: “bom, se você quer…”

A nova publicidade da Fiat local parece banal, mas contém a chave para entender o jogo da sedução na Argentina. Talvez seja o país onde a ideia de que a indiferença e a rejeição são os principais motores do sentimento amoroso chega a níveis incalculáveis, quase patológicos. Não é preciso estar aqui há muito tempo para familiarizar-se com o verbo “histeriquear”.

Segundo o Houaiss, “histeria” é uma “doença nervosa que, supostamente, se originava no útero, caracterizada por convulsões”, ou ainda “comportamento caracterizado por excessiva emotividade ou por um terror pânico”. Ainda, segundo a Real Academia Espanhola,  trata-se de uma “doença nervosa, crônica, mais frequente na mulher do que no homem, caracterizada por uma grande variedade de sintomas, principalmente funcionais, e às vezes por ataques convulsivos.”

Pois bem, na Argentina não é nada disso. Uma mulher ou um homem “histéricos” são aqueles que demonstram interesse pelo outro, mas depois pulam fora, muitas vezes só para mostrar que, no fundo, estão interessadíssimos. Depois. Bem depois. Os processos podem ser longuíssimos, alguns nunca acabam e atravessam casamentos de vida inteira. A esse intrigante fenômeno, de muitas idas e vindas, se dá o nome de “histeriqueo”, que aqui virou verbo e é usado cotidianamente.

Nos últimos tempos, andei perguntando sobre o “histeriqueo” a alguns conhecidos. Um vendedor de jornais da minha rua conta que “perseguiu” sua atual mulher com cartas, convites e mensagens por quase dois anos. “Puxa. E não se cansou?”. “Nada, fui ficando cada vez mais apaixonado. Nunca sofri tanto na vida”, diz, com certo orgulho. Quando ela enfim aceitou sair com ele, pensou que deveria “valorizar”, e não só disse “não” como desapareceu do mapa e não cogitava voltar. Só nove meses depois, quando se reencontraram por acidente na rua, tomaram um café e começaram a sair.

Também um amigo brasileiro, por aqui temporariamente, quase enlouqueceu com uma argentina que aceitava todos os seus convites. Iam ao cinema, jantavam, até uma pequena viagem à província fizeram. Mas, na hora do sexo, ela sempre pulava fora. A rejeição constante, no caso dele, o enraiveceu. “Se eu fosse um argentino, talvez me apaixonasse”, resume.

Pergunto a um psicanalista se ele acha que esse comportamento não reflete uma sofisticação nos costumes que, de repente, nós, brasileiros, não temos. “É uma forma simpática de ver o tema. Talvez seja verdade. Tem a ver com o modo dramático e complicado com que nós vemos a vida. Nada é simples e fácil para os argentinos. Tudo é sofrido e complexo. Um processo de conquista não seria diferente.”

Mas, como saber qual é a hora da sinceridade? Ou nunca se diz a verdade? O escritor Martín Kohan tentou me explicar isso outro dia, de forma didática. “É preciso atravessar algumas etapas. Depois do ‘sim’-que-quer-dizer-‘não’ vem o ‘sim’-que-quer-dizer-‘não’-mas-que-na-verdade-é-‘sim’…” Só que ele mesmo alerta que, dependendo do casal, a mesma operação pode ser duplicada infinitamente.

Sendo assim, concluo que o casal da publicidade está na fase 1 da relação. Ou não é nada disso e deixo a solução do enigma para a próxima visita a Buenos Aires do querido blogueiro dos corações e rei do portunhol Xico Sá.

Comentários

  1. center on that item, and another set of “neighbors” will come into view, allowing you to navigate around exploring by similar artists, songs, or users. Speaking of users,

  2. Thanks for the new things you have unveiled in your article. One thing I would like to touch upon is that FSBO human relationships are built eventually. By launching yourself to owners the first saturday and sunday their FSBO is usually announced, ahead of masses start out calling on Friday, you create a good relationship. By sending them equipment, educational supplies, free accounts, and forms, you become a great ally. By subtracting a personal fascination with them and their circumstance, you develop a solid connection that, oftentimes, pays off once the owners opt with an agent they know plus trust — preferably you.

  3. I’m really impressed together with your writing skills as smartly as with the structure for your blog. Is that this a paid subject matter or did you customize it your self? Anyway keep up the excellent quality writing, it’s uncommon to peer a nice blog like this one these days..

  4. It is perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article. I wish to read more things about it!

  5. For those of you who are acquainted with the educational shows that PBS puts out for each adults and kids you will be pleased to know that there is an on-line web-site named PBS young children. This site offers educational PBS children video games and a total great deal much more for your youngster. Here are some usually asked questions about this site, that could support you come to a decision if PBS children video games are proper for you.

  6. Pingback: wow gold eu
  7. Have a lifetimes experience of living and working with a pack of dogs – many different breeds, shapes and sizes! I deal with dog psychology on a daily basis which enables me to connect with the dogs mind and natural instincts.

  8. Pingback: Viagra
  9. Hi, Neat post. There’s an issue together with your website in web explorer, might test this… IE still is the marketplace leader and a big component to folks will pass over your great writing because of this problem.

  10. Gracing up the event was Mr. Patrice De Place, President of ModArt Paris and former Director of Christian Dior and Celine who shared, Considering that the fashion sector is constantly evolving and is particularly an extremely consumer focused business, the best challenge is usually to meet aspirations that keep shifting due to global influences. ModArt aims to coach fashion enthusiasts make use of the French knowledge within the fashion area in India to fuel the rise of indigenous design. I congratulate many of the students with regards to amazing work done.

  11. Vevers, a Brit whos worked at brands from Bottega Veneta to Lv, has an excellent European accessories pedigree and was named the British Councils Accessory Designer of the year in 2006. After the stint at Mulberry that set the brand up to its current mass-market success, Vevers was tasked with relaunching Spanish leather good brand Loewe. Within his time there, the brand adjusted from your relative afterthought on the market to showing well-received collections at Paris Fashion Week and placing the brands Amazona (above) and Flamenco bags at the disposal of lots of chic starlets.

Comments are closed.