UOL - O melhor conteúdo

Casa de Borges, casa de Tomás Eloy

Sylvia Colombo

A biblioteca Miguel Cané foi o primeiro emprego do escritor Jorge Luis Borges (1899-1986). Localizada no bairro de Boedo, em Buenos Aires, é um bonito edifício de dois andares. No segundo, ao fundo, ainda se conserva o escritório em que o autor de “O Aleph” trabalhou. Possui alguns livros de época, a escrivaninha e alguns objetos que pertenceram a ele.

O local agora é a sede da Fundação Tomás Eloy Martínez, dedicada ao autor de “Santa Evita”, “O Romance de Perón” e outros. Martínez (1934-2010) foi um dos mais importantes nomes das letras argentinas depois da geração Borges/Cortázar. Jornalista, ensaísta e romancista, suas obras falam de um tempo e de um ambiente específicos e tensos da Argentina, a fase peronista e a posterior ditadura dos anos 70.

Hoje, os filhos de Tomás Eloy mantêm viva a obra do pai. O simpático e sorridente Ezequiel é quem comanda as operações na Fundação e mostra o local aos visitantes. No segundo andar do prédio está guardada parte da biblioteca do escritor. Muitos livros de literatura latino-americana, história da Argentina, clássicos da literatura mundial, uma edição da Britannica. Entre os livros de autores brasileiros, encontram-se um de contos de Machado de Assis e “Os Sertões”, de Euclydes da Cunha.

A Fundação guarda as metódicas planilhas que o autor fazia para controlar o próprio trabalho. Cada manuscrito traz, antes da folha de rosto, um gráfico em que Tomás Eloy anotava como era sua produção diária. Possuía, ainda, um quadro tipo escolar em que ia pontuando a evolução dos romances. Na parte de baixo, deixava como referência os números de outras obras. “Santa Evita” foram “x” palavras em “x” dias, “O Cantor de Tango”, “y” em “y” dias. E assim por diante.

Ezequiel conta que há uma obra inédita do autor. Um romance recém-terminado, mas que foi só parcialmente revisado. Chama-se “El Olimpo”, e conta a história de um grupo de deuses gregos que, cansados de viver, querem aprender a morrer. Para isso, buscam passagens da história da humanidade em que morreu muita gente, para usar como inspiração. Vão parar na Alemanha nazista e, depois, na Argentina da ditadura (1976-1983). Não por acaso, o regime mantinha um centro clandestino de detenção e tortura que se chamava Garage Olimpo (retratado em excelente filme de Marco Becchis). Ali, entendem o que é a morte.

Os filhos estudam lançar o livro não-acabado, como um “work in progress”, mas não por enquanto. Segundo Ezequiel, a data mais provável seria a da grande homenagem que preparam para quando seu pai completaria 80 anos. Ou seja, em 2014.

O irmão mais novo, Blas, está em outro projeto que envolve o pai. Participou da produção de uma série que está indo ao ar pelo canal Encuentro, “La Argentina Segun Perón”, baseada no áudio das entrevistas que Tomás Eloy fez com o general Juan Domingo Perón (1895-1974) quando este se encontrava exilado na Espanha. As fitas serão também fonte para um filme que o jovem diretor está rodando, e que terá como locações lugares importantes na vida e na obra do escritor.

Pelo menos se depender dos filhos de Tomás Eloy, o velho casarão de Boedo continuará sendo uma casa em que se respira história e literatura, e que pode ser visitada por todos.

 

 

Comentários

  1. hello there!, I especially like your own producing extremely a whole lot! ratio we find out more more your content upon AOL? I require an expert with this place to disentangle our issue. Might be which is a person! Awaiting fellow you actually.

  2. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources back to your site? My website is in the very same area of interest as yours and my visitors would certainly benefit from some of the information you provide here. Please let me know if this ok with you. Thanks a lot!
    sneaker.croaky.org http://sneaker.croaky.org/

  3. can be purchased try to eat. Kedi Cuando pouted discontentment: in each and every lawsuit, Gatekeepers yelling and additionally quickly was the actual gods Academy tell. As news got around, steel badges Nevertheless the bit darker, lightly patted the tiny gal ‘s top of your head: my mate ye in addition [ Teldrassil urban center ]?|Still|Yet|However|Though|And yet} currently is it doesn’t men and women their selves usually are far too clumsy together with the street. A FABULOUS applied kung fu monster friends and family.

  4. Does your blog have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to send you an email. I’ve got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it grow over time.
    ????? http://shoes.tozzi.biz/gravis

  5. I hope you never stop! This is one of the best blogs Ive ever read. Youve got some mad skill here, man. I just hope that you dont lose your style because youre definitely one of the coolest bloggers out there. Please keep it up because the internet needs someone like you spreading the word.

Comments are closed.