“Argentina, nos adote!”

Sylvia Colombo

Os moradores da remota região chilena de Aysén, no sul do Chile, já não sabem mais o que fazer para chamar a atenção do governo nacional. Há duas semanas, começaram a promover manifestações e cortes de ruas e estradas. O mais pitoresco entre os cartazes dizia: “Argentina, no adote!”.

Os habitantes de Aysén se sentem isolados, distantes de qualquer apoio da gestão do conservador Sebastián Piñera e resolveram fazer barulho. No Chile, nos últimos dias, os protestos dos “ayseños” dominam a imprensa e as conversas públicas. Imagens das estradas pegando fogo, caminhões parados sem poder levar víveres para a população, piquetes e repressão por parte dos “carabineros” são comuns nos noticiários televisivos.

Aysén fica a mais de 1.500 km de Santiago, a capital chilena, e tem cerca de 100 mil habitantes. Sua população enfrenta o custo de vida mais alto do país, pois lá tudo tem de vir de longe. Alimentos, combustível e produtos industrializados custam em média 40% mais do que nas principais cidades chilenas. Entre as reivindicações dos “ayseños” está um subsídio para esses itens, um aumento do salário mínimo local e uma universidade para os jovens da região.

Não é o primeiro problema que Piñera tem com populações de regiões extremas do país. As zonas de Calama y Magallanes também têm registrado distúrbios, que por sua vez começam a mobilizar passeatas e manifestações de solidariedade em Santiago.

Com os níveis de popularidade lá embaixo, e ainda com a macabra fama de ser um presidente pé-frio, por conta de calamidades naturais ocorridas ao longo de sua gestão, Piñera volta a enfrentar conflitos sociais, sem ter terminado de resolver o problema com os estudantes secundaristas, iniciado no ano passado.

Para os chilenos, que têm uma rivalidade histórica com os argentinos. A camiseta do manifestante pedindo para ser adotado pela Argentina tem no mínimo um sabor amargo.

 

 

 

Comentários

  1. Pingback: CHUCK TAYLORS
  2. Pingback: Cane Rottweiler
  3. Pingback: nintendo 2ds
  4. Pingback: Friv
  5. You are so awesome! I do not think I have read a single thing like that before. So nice to discover somebody with a few unique thoughts on this subject matter. Seriously.. thanks for starting this up. This site is something that is needed on the web, someone with a little originality!

  6. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who was doing a little homework on this. And he actually bought me lunch simply because I stumbled upon it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to talk about this subject here on your website.

  7. Pingback: company website
  8. Pingback: khao lak thailand
  9. Pingback: Cissp exam
  10. Thank you for the good writeup. It in truth used to be a amusement account it. Look complex to far added agreeable from you! However, how could we keep up a correspondence?

  11. Having read this I believed it was extremely informative. I appreciate you taking the time and effort to put this short article together. I once again find myself personally spending a lot of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!

Comments are closed.