Ligações perigosas

Sylvia Colombo

Um grupo de senhores de cabelos brancos, aspecto sério e pose de heróis mira a câmera. Trinta anos depois de terem ajudado o governo militar argentino a trazer armas de forma oculta ao país, encaram a sociedade como quem pede reconhecimento e louvor.

A história parece coisa de cinema, mas é real. Em plena Guerra das Malvinas, entre abril e junho de 1982, um grupo de pilotos e tripulação da Aerolíneas Argentinas viajou a Trípoli, capital da Líbia, para carregar aviões comerciais de armas e mísseis vendidos por nada menos que o ditador Muammar Kaddafi.

Com o conflito em curso, a Argentina estava impedida de comprar armas de parceiros ocidentais. Os militares no poder, então, não fizeram por menos, e ordenaram essa arriscada e altamente irregular operação, em que aviões de linha seriam abarrotados de armas de guerra e correriam mil riscos para realizar o trajeto desde a Líbia até o Atlântico Sul.

Foram ao todo quatro viagens, desviando de radares e burlando sistemas de vigilância internacionais. Fizeram escalas em Recife, no Brasil. Até que as armas desembarcassem sãs e salvas na base aérea de Palomar.

Hoje, os remanescentes da Operação Aerolíneas rompem o silêncio e vêm à público apresentar-se como veteranos de guerra. Num país em que o tema Malvinas é tão sensível, há quem os aplauda. Mas também quem os veja como peças úteis de uma ditadura desesperada que, com medo de perder o poder, ordenou uma guerra sangrenta na qual o exército argentino tinha poucas chances.

Burlar a lei e pedir armas de forma clandestina a um dos mais brutais ditadores do planeta parecia pouco para os militares argentinos. Entregá-las nas mãos de um grupo de meninos para que morressem numa batalha desigual é um crime ainda não totalmente explicado.

 

 

 

Comentários

  1. Funny things seem to always happen to take away the focus from the Indiana Pacers. After the first week of the season, the numbers that Paul George and Lance Stephenson put up should have made them absolute shoe ins to win the Eastern Conference Player of the Week Award. What happens? The Philadelphia 76ers defeat the Miami Heat, the Washington Wizards, and the Chicago Bulls, and rookie Michael Carter Williams ends up sneaking away with the award.

  2. It’s truly a great and helpful piece of information. I’m glad that you just shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

  3. When I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each and every time a comment is added I get 4 emails using the same comment. Is there any way you can eliminate me from that service? Thanks!

  4. Pingback: image search

Comments are closed.