Sylvia Colombo

Latinidades

 -

Sylvia Colombo acompanha o crescente intercâmbio cultural entre o Brasil e o resto da América Latina. No blog, traz novidades e tenta explicar o contexto político da região.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Farc iniciam fase democrática com crítica à Odebrecht

O processo de instalação dos ex-guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) nas chamadas “zonas veredales” ou de segurança ainda não está completo, suas armas não foram totalmente entregues e seu partido político ainda não está formado nem registrado. Porém, as Farc já começaram a fazer propaganda de sua nova roupagem, a de um(…)

Fantasma do franquismo ameaça e estimula Javier Cercas

Javier Cercas, 55, não é franquista, longe disso. Seus romances trazem a Guerra Civil espanhola (1936-1939) à tona porque o escritor catalão crê que é preciso entende-la em sua complexidade e sem maniqueísmos. Seus “haters”, porém, não parecem entender seu propósito e não o deixam em paz. Além das agressões nas redes sociais, querem saber(…)

“Queda da qualidade da ficção popular é preocupante”, diz Fresán

O escritor argentino radicado em Barcelona Rodrigo Fresán, 54, conhecido no Brasil por alguns de seus poucos títulos lançados em português (“Jardins de Kensington”) e por sua passagem pela Flip 2007, apresentou na noite de quarta-feira (5) seu novo romance, na livraria Eterna Cadencia, em Buenos Aires. Trata-se de “La Parte Sonãda” (Random House), que,(…)

Aniversário ilumina a atualidade de Octavio Paz

Em mais um aniversário de nascimento do escritor e Prêmio Nobel mexicano, Octavio Paz (1914-1998), não há como não se perguntar o que o autor de “O Labirinto da Solidão” estaria pensando sobre o atual momento de seu país. Encontro algumas sugestões de resposta para isso no livro “Conversaciones con Octavio Paz”, lançado na ocasião(…)

Efemérides lembram luta e literatura de Rodolfo Walsh

São várias as efemérides que fazem com que Rodolfo Walsh (1927-1977) volte a ser debatido na Argentina, por esses dias e neste ano. No último sábado (25), completaram-se quatro décadas de sua desaparição _Walsh foi sequestrado na última ditadura (1976-1983), e seu corpo jamais foi encontrado. Em 2017, também se lembra o aniversário de 90(…)

Macri x Mirtha Legrand, um duelo em forma de show político

Tem de haver algo errado com o jornalismo argentino quando quem consegue fazer as perguntas mais incômodas e urgentes do país ao seu presidente é uma veterana apresentadora de TV, sem vínculos com partidos, mais identificada com o mundo da “farándula” (showbiz) do que com a política, pertencente à mesma classe social que o entrevistado(…)

Blogs da Folha