Jean Echenoz é destaque de feira do livro em Buenos Aires

Por Sylvia Colombo
O francês Jean Echenoz, que virá a Buenos Aires (Foto Divulgação)

A nona edição do Festival Internacional de Literatura (Filba) acaba de anunciar sua programação, que ocorre entre os dias 22 de setembro e 1 de outubro, em Montevidéu e em Buenos Aires, reunindo mais de 80 autores.

A Filba é o segundo evento literário mais importante da Argentina, e se desenvolve de maneira oposta ao primeiro colocado _a imensa Feira do Livro, que ocorre sempre no primeiro semestre, no pavilhão da Sociedad Rural, em Palermo.

Na Filba, os encontros com os autores são mais íntimos, com menos público, em atividades sempre gratuitas e muitas vezes fora do formato tradicional. Neste ano, por exemplo, serão feitas leituras ao ar livre, nos jardins da bela Biblioteca Nacional, edifício histórico da cidade.

As sedes do evento serão, além da BN, o Malba (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) e o auditório da Universidad Tres de Febrero, onde ocorrerá um show da mexicana Julieta Venegas com o uruguaio Martín Buscaglia.

O tema deste ano será a violência, tanto política como familiar, e o modo como autores trabalham num mundo hoje tão convulsionado. Como sempre, os escritores serão convidados a produzirem durante o evento, indo a recantos da cidade e criando algo a partir destes.

Entre os destaques estãrao o francês Jean Echenoz, o suíço Peter Stamm, o norte-americano David Poissant, e os argentinos Selva Almada, Juan José Becerra, Liliana Bodoq, Mariana Enríquez e Sergio Olguín.