“James Pensé”, o hit do camisa 10

Por Sylvia Colombo

Inténtalo Carito é o nome do projeto performático e musical cômico dos músicos Nicolás Ospina e Juan Andrés Ospina, dois reconhecidos músicos de jazz colombianos. Com carreiras internacionais consolidadas, os dois irmãos vivem entre Bogotá e outras metrópoles, como Nova York e Barcelona. Juan Andrés já tocou no Lincoln Center e no Carnegie Hall, e faz também arranjos para artistas internacionais. Nicolás também desenvolveu uma carreira acadêmica em Bogotá, Buenos Aires e na capital catalã.

Toda a seriedade de seus trajetos, porém, se dilui quando se juntam para formar o Inténtalo Carito. Há cerca de um mês, pude vê-los ao vivo no teatro Ensamble, de Bogotá. O espetáculo apresenta uma série de canções que abordam o lado cômico da vida nas grandes cidades, como os truques regionais para falar o espanhol e o embaraço de encontrar pessoas cujo nome não lembramos. O grande hit do duo, “Qué Difícil Es Hablar el Español”, passeia por toda a América Latina comparando as diferenças de significado de várias palavras com inteligentes rimas.

Emocionados com o bom momento da seleção colombiana, os dois compuseram há alguns dias a divertida “James Pensé”. O título é um trocadilho com o nome do camisa 10. Pronuncia-se ja-mes, e assim, os artistas compuseram uma letra em que “james” vira “jamais”. Melhor do que explicar o que fazem, é vê-los atuando. Abaixo, o vídeo da canção sobre a língua espanhola. No alto, “James Pensé”.