Sylvia Colombo

Latinidades

 -

Sylvia Colombo acompanha o crescente intercâmbio cultural entre o Brasil e o resto da América Latina. No blog, traz novidades e tenta explicar o contexto político da região.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Usando pés descalços para propaganda

Por Sylvia Colombo

A guerra do governo com os jornais opositores, iniciada em 2009, às vezes ultrapassa limites do bom senso e caem no terreno da pura crueldade. A foto acima, que está circulando nas redes sociais e revoltando muita gente, mostra um militante kirchnerista que acompanha a comitiva do governo argentino em uma viagem à Angola.

Como se vê, o homem posa para a foto ao lado de meninos angolanos que nem sapato possuem, mas seguram meias que dizem: “Clarín miente”, um dos bordões do governo contra o principal diário do país. Não é a primeira vez que “souvenires” contra o meio são distribuídos. O secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, por exemplo, costuma distribuir alfajores a visitantes que levam esses mesmos dizeres.

Em sua página no Facebook, o homem da foto, Maurício Benítez, que pertence ao grupo JP Evita, diz: “Às crianças que nada têm, um sorriso é uma tonelada de ouro. As fotos das meias do ‘Clarín’, que circulou por todos os lados, não têm a intenção de fazer política, além da mensagem que estava nelas. As crianças todo o tempo pedem água, gorros, comida, roupa e trabalho.”

Blogs da Folha