Livros e ditadura

Os romances sobre a ditadura argentina (1976-1983) constituem um verdadeiro gênero na literatura do país vizinho. Só para mencionar os mais famosos, temos “Respiração Artificial”, de Ricardo Piglia, “Ciencias Morales”, de Martin Kohan, “Una Vez Argentina”, de Andrés Neuman, e “Cuarteles de invierno”, de Oswaldo Soriano.

O Prêmio Alfaguara de literatura, entregue ontem em Madri, homenageou essa vertente literária ao prêmiar o argentino Leopoldo Brizuela, autor de “Una Misma Noche”, um thriller existencial baseado numa experiência pessoal.

Numa noite de inverno de 1976, o autor, então com treze anos, estava tocando piano em sua casa, em La Plata, quando um grupo de repressores chegou. Educados e bem-vestidos, tocaram a campainha, entraram e revistaram a casa.

Num misto de medo, surpresa e nervosismo, Brizuela continuou tocando, durante os cerca de quinze minutos em que o grupo permaneceu ali. Depois, surpreendentemente, esqueceria o episódio por muitos anos. Até que um dia, teve a cena de volta em sua cabeça. “Se você se esquece de algo por muito tempo, e de repente se lembra, precisa dar um signficado para aquilo. Por isso, escrevi o romance”.

O livro se passa em dois momentos. Na ditadura e nos dias de hoje, quando a mesma casa é novamente invadida. A história se passa em La Plata, cidade signficativa para o país no que diz respeito a direitos humanos. Ali viveram Hebe de Bonafini, líder das Mães da Praça de Maio, Estela de Carlotto, das Avós da Praça de Maio, e a própria presidente, Cristina Kirchner.

O prêmio Alfaguara é o mais importante entre os prêmios editoriais do mercado espanhol. Além dos 150 mil dólares, o autor será publicado em 19 países de língua hispânica em que a Alfaguara está presente.

 

Comentários

  1. Aw, this was a very nice post. In concept I wish to put in writing like this additionally ?taking time and precise effort to make a very good article?however what can I say?I procrastinate alot and not at all appear to get one thing done.

  2. I hope you never stop! This is one of the best blogs Ive ever read. Youve got some mad skill here, man. I just hope that you dont lose your style because youre definitely one of the coolest bloggers out there. Please keep it up because the internet needs someone like you spreading the word.

  3. [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=1434]クロエ アクセサリー 求人 人気 店舗[/url]
    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=867]クロエ アクセサリー 店舗 福岡 レディース バッグ[/url]
    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=823]クロエ アクセサリー 店舗 長財布[/url]

    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=128]クロエ アクセサリー 2013 新作[/url]
    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=1434]クロエ アクセサリー 求人 人気 店舗[/url]

    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=937]クロエ アクセサリー 店舗 名古屋 革 バッグ[/url]

    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=908]クロエ アクセサリー 店舗 関西 激安 店舗[/url]
    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=980]クロエ アクセサリー 店舗 札幌 通販[/url]
    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=1400]クロエ アクセサリー 評判 激安[/url]

    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=1527]クロエ アクセサリー 人気 通販[/url]
    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=608]クロエ アクセサリー ホワイトデー 激安[/url]

    [url=http://www.gwanbycharon.com/chloe/?p=1499]クロエ アクセサリー 人気[/url]

Comments are closed.