Sylvia Colombo

Latinidades

 -

Sylvia Colombo acompanha o crescente intercâmbio cultural entre o Brasil e o resto da América Latina. No blog, traz novidades e tenta explicar o contexto político da região.

Perfil completo

Publicidade

Festa do cinema em Buenos Aires

Por Sylvia Colombo

Abril costuma ser um dos meses mais agradáveis para se passar em Buenos Aires. O calorão do verão já passou, as temperaturas estão agradáveis e começa uma das festas do cinema mais bacanas da América Latina, o Bafici (Buenos Aires Festival Internacional de Cinema Independente).

Assim como a Mostra paulistana e o Festival do Rio, o Bafici espalha-se por várias salas da cidade. Neste ano, uma novidade. O lindo planetário do bosque de Palermo se somará aos lugares de exibição, oferecendo filmes em 360 graus.

A décima quarta edição do evento anual vai de 11 a 22 de abril e terá mais de 400 filmes na grade, sendo que 59 serão longas-metragens novos argentinos. Entre as atrações locais, os destaques serão “La Araña Vampiro” (Gabriel Medina), “Germania” (Maximilano Schonfeld) e “Los Salvajes” (Alejandro Fadel).

A abertura ficará por conta de “El Último Elvis”, de Armando Bo, recém-exibida no festival de Sundance. Integram, ainda, a programação, “The Day He Arrives”, de Hong Sang-soo, “Death Row”, de Werner Herzog, “Keyhole”, de Guy Maddin, “This is Not a Film”, de Mojtaba Mirtahmasb e Jafar Panahi, e “Tabu”, do português Miguel Gomes.

Além do planetário, estão entre as sedes o Centro Cultural San Martín, o Hoyts Abasto, o Malba Cine, o Cosmos, o Teatro 25 de Mayo, o Arteplex Belgrano, a Fundação Proa e o auditório da Aliança Francesa. Também o espaço a céu aberto do Parque Centenário.

As entradas custam 15 pesos e já começaram a ser vendidas (www.festivales.gob.ar).

Blogs da Folha