Sylvia Colombo

Latinidades

 -

Sylvia Colombo acompanha o crescente intercâmbio cultural entre o Brasil e o resto da América Latina. No blog, traz novidades e tenta explicar o contexto político da região.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O bar das Mães da Praça de Maio

Por Sylvia Colombo

Na Argentina, além de principal referência política dos argentinos, o general Juan Domingo Perón é também um ícone pop.

Prova disso são os bares e restaurantes temáticos que já existem na cidade, como o Perón, Perón (Palermo), Un Café con Perón (Recoleta) e El General (Monserrat). Também em La Plata, capital da província de Buenos Aires, há um, o Juan Domingo.

Pois um novo ponto de encontro peronista está prestes a abrir as portas. Trata-se do bar El Revolucionário, localizado na avenida Hipólito Yrigoyen, 1584, diante da praça Dos Congresos. A iniciativa é nada menos do que das Mães da Praça de Maio, grupo histórico de defesa dos direitos humanos, cujo principal objetivo é descobrir o paradeiro dos desaparecidos durante o regime militar (1976-1983). O bar será aberto na noite entre os dias 23 e 24 de março, quando se celebram os 37 anos do golpe de Estado.

Os bares temáticos de homenagem à Perón têm fotos, objetos, bandeiras e pichações de apoio ao general e à sua mulher, Evita. No Perón, Perón, todos os dias, à meia-noite, escuta-se a famosa “marcha peronista”. Os proprietários criaram, também, uma linha exclusiva de bebidas alcóolicas temáticas, entre as quais se destaca o vinho “El Justicialista”.

O El Revolucionario não será diferente. Além das imagens do casal, terá um pôster do Che Guevara e os famosos “pañuelos blancos”, marca registrada das Mães.

Conheça o Perón, Perón nesse vídeo veiculado pelo jornal argentino “La Nación”.

[youtube pP5NcClWpCk]

 

 

 

Blogs da Folha